Sou uma pessoa que não restringe o modo de ser, pensar ou agir. O dicionário define isso como "eclético", então, sou uma pessoa eclética! Gosto de diversas coisas e por isso esse blog também destacará vários assuntos. Hoje vou compartilhar ideias, sugestões e até conselhos para um bom dia de estudo em casa.
Bem, como já falei antes, sou estudante de Direito, ou melhor, sofredora do Direito (rs). Amo o Direito e tudo o que envolve essa matéria. Me esforço a cada dia e busco novas maneiras de estudar para que eu nunca canse ou me decepcione com os estudos, já que ainda não passei na prova da OAB.
Vale ressaltar que isso não é uma pesquisa científica, regra de fé e prática ou algo do tipo, mas sim, métodos que funcionaram/funcionam comigo que resolvi repartir com vocês!
Primeiro, acho importante ter uma boa noite de sono, uma boa alimentação e ter o hábito de praticar algo que goste. Seja uma caminhada, uma partida de volei, um tempo tocando violão ou piano ou simplesmente meditando. As pesquisas comprovam que a prática de exercício físico libera endorfina, que é uma substância/enzima que proprociona bem-estar, mas quem não gosta de correr, malhar ou dançar, pode fazer outras coisas que lhe traga boas sensações. Acho que isso fica a critério de cada pessoa.
Outra coisa importantíssima é o ambiente de estudo. O local para passar horas do dia estudando deve ser limpo, arejado, bem iluminado e de preferência que não seja no quarto, para que sua cama não olhe pra você com aquela cara de "venha! é só um minutinho!", a carne é fraca, eu sei, e quando você se deu conta, lá se foram 3h de sua tarde! Então, escolha um local que você seja obrigado a estudar, pouco movimentado e calmo para que você se concentre. Durante um tempo eu optei em estudar na biblioteca da UFES, em Vitória. Lá é um local que me obriga a estudar, pois todas as pessoas que lá estão, buscam a mesma coisa e me fazem pensar: "não posso ficar para trás" Resumindo: busque incentivos, inspirações e foco!
Antes de sentar para estudar, faça tudo o que tiver que fazer: vá ao banheiro, beba água, ligue para o namorado, acesse o facebook e etc. Depois que você sentou para estudar, CONCENTRE-SE! Faça pequenas metas, tipo: "Hoje preciso finalizar tal assunto"; ou, "hoje preciso ler 20 páginas". E nessas "pequenas" metas você se supera a cada dia e consegue concluir.
Não pense que sou uma santa e que faço tudo corretamente, porque não é bem assim! Luto a cada dia para me policiar. Estudar com o face aberto, não rola! Estudar ouvindo música ou com a TV ligada, pra mim também não dá. Mas isso vai de cada um. Tenho dificuldade em me concentrar e por isso afirmo que uma pessoa (EU) não consegue prestar atenção em duas coisas ao mesmo tempo!
Aqui segue uma reportagem da revista Super Interessante que resume e acrescenta minha intenção.
É um post rápido, mas acho que suficiente para ajudá-los nos estudos. O principal fator é disciplina. Temos o fruto do espírito que é domínio próprio, ou seja, podemos controlar nossos atos, nossa mente. Eu acredito nisso! Tenha foco, força e fé. Acima de tudo, tenha determinação!
Espero que tenham gostado,
beijinhos!!!